DistroTest: Experimente os sistemas Linux e Unix através do seu browser.

Para iniciar o sistema tem de aguardar um bocado até a ligação estar feita. Depois disso é só clicar no botão que diz “Open VNC-Viewer” ou usar um cliente VNC com a ligação que se encontra descriminada abaixo do botão.

A diversidade de oferta de sistemas Linux (e até mesmo Unix) é uma das coisas mais apreciadas pelos adeptos destes sistemas operativos. Mas tanta oferta resulta também uma dor de cabeça quando se trata de escolher um sistema operativo.

Uma forma de experimentar os vários sistemas é recorrer à instalação destes em máquina virtual mas acaba sempre por ser um pouco trabalhoso. E nem todos têm dispositivos com recursos para tal. E se lhe dissesse que há forma de experimentar estes sistemas sem ter que os instalar em máquina real ou virtual?

DistroTest permite-lhe experimentar mais de 100 distribuições Linux e sistemas Unix sem ter que instalar nada em sua máquina. Basta aceder ao seu site, escolher o sistema que pretende testar e aguardar que este arranque através do seu browser. Em alternativa pode usar um cliente VNC para correr o sistema através de uma ligação que lhe é disponibilizada.

Numa conversa que tivemos via Facebook com os responsáveis da DistroTest (oriundos da Alemanha), estes confessaram que estão a fazer a migração para um novo servidor de forma a melhorar as ligações VNC e oferecerem uma experiência mais agradável.

Se para alguns utilizadores Linux isto pode ajudar com o distro hopping, para os recém chegados o DistroTest pode ser a ajuda que precisavam para decidir qual a distribuição a usar.

Distribuição Linux a correr através de um cliente VNC.

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Um comentário

  1. Olha que boa notícia. Assim é uma forma de “cuscar” a concorrência sem grandes “avarias”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.