SeaMonkey Suit
conjunto de aplicações web

Novo Seamonkey 2.48

Olá de novo

Saiu recentemente a versão 2.48 do conjunto de aplicações SeaMonkey. Sim é verdade existe mundo para além do Firefox, Chrome, Internet Explorer, Thunderbird, etc. Este conjunto de aplicações nada mais e nada menos do que uma continuação do defunto Netscape Communicator,

Netscape_intro1
Netscape_intro1

que foi vendida a patente à AOL depois de o código fonte se ter tornado Aberto. Não vos venho contar a história por detrás do desaparecimento das aplicações e na sua guerra contra o monopólio por parte da Microsoft, para isso pesquisem na internet terão inúmeros artigos assim como vídeos.

o que trago aqui é só para vos mostrar como obter uma nova experiência para todos aqueles que não estão familiarizados com este conjunto útil de aplicações web que consegue ser mais leve que o Firefox e Chrome e Opera/Vivaldi, contendo umas vantagens para uma interacção diferente na web. Para aqueles que já conhecem, talvez seja um reviver de nostalgia, ou não!

Assim temos um conjunto de aplicações nativas para navegar, criar páginas ou gerir um sitio, gestor de email, um gestor de contactos, um programa de IRC e um calendário. Não é de estranhar que ao usar o navegar e o email lhe dê a sensação de estar perante o Firefox e Thunderbird.

1- Navegador

Aqui já conhecemos as características embora venha muito mais leve que o Firefox e sem todos os extras. No entanto as questões de segurança são mantidas, o que torna também um navegador leve.

2- Email/News

Aqui para alem de configurar o servidores de email também pode ainda aceder caso goste, ou volte a ter acesso aos antigos grupos de discussão (Newsgroups) a vantagem é de ter todas as configurações integradas a cada aplicação.

Mas acima de tudo quem conhece o Thunderbird, já sabe como configurar, quem não sabe e queira gerir o seu email sem ser o habitual na web, verá que não será difícil de configurar os servidores depois de devidamente autorizado nas definições do seu email na web.

3-Compositor

Segundo a Wikipédia:
“Mozilla Kompozer é um Editor HTML construído com a filosofia de Software Livre, open source. Ele é o módulo de desenvolvimento de páginas de Internet do pacote Mozilla distribuído em sua versão 1.0 (predecessor do SeaMonkey). Ele é compatível com Macintosh, Microsoft Windows e Linux.

Composer é baseado no modelo de programação WYSIWYG (What You See Is What You Get). Desta forma a pessoa pode criar um site HTML sem saber programação da mesma forma como se cria um documento simples. O programador também pode visualizar e editar a página acessando o código HTML usando o Composer.

Em 2005 a Mozilla Foundation não mais apoiou o desenvolvimento do Mozilla Composer focalizando suas ações para o desenvolvimento de outros aplicativos dentre eles o Firefox.

Em Fevereiro de 2004 a Linspire patrocinou o desenvolvimendo do Nvu, incorporando diversas novidades a ferramenta dentre elas o CSS.

Daniel Glazman, o líder do desenvolvimento do Nvu, anunciou em 15 de Setembro de 2006 que iria parar de desenvolver o Nvu.

Atualmente a comunidade criou um fork do Mozilla Composer chamando de KompoZer. O KompoZer é uma continuação do NVU com algumas correções de bugs.

SeaMonkey é o aplicativo de desenvolvimento para páginas da Internet sucessor do Mozilla Composer criado pela Mozilla Foundation.”

4-ChatZilla

“É um cliente de IRC para os navegadores Mozilla escrito em XUL e JavaScript. Ele é feito para rodar em qualquer plataforma que o Mozilla roda como o Mac OS, Linux, Microsoft Windows, Solaris, IRIX, BeOS, HP-UX, OS/2, e BSD. Atualmente, suporta a maioria dos recursos que os outros clientes de IRC suportam. As mensagens são estilizadas usando Cascading Style Sheets, o que significa que o estilo do cliente pode ser facilmente modificado, incluindo um que coloca fotografias ao lado dos nomes de usuários que falam no canal. Recursos como DCC, que permite que usuários transfiram arquivos entre si, são suportados.  Está disponível para o Mozilla Firefox como uma extensão opcional.”

Retirado da wikipédia.

Bom o video será mais ilustrativo do potencial deste conjunto de aplicações que estranhamente não se ve a ser adoptado por muitas distribuições.

No meu caso é um dos programas que nunca dispenso de ter no meu sistema mesmo quando usava antigamente o Windows. Espero que goste.

Até à próxima e seja Livre.

Obrigado

Sobre Luis Teixeira

Trabalho nas Tecnologias de Informação desde que iniciei o estudo do MSDOS 5 a partir dai foi sempre a aprender.
Hoje sou um amante do Linux e do Open Source, mas não sou fundamentalista e acho que tudo tem mercado. Mas escolhi ser livre e um acérrimo lutador contra a pirataria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *