Chegou o Ubuntu 17.04

Foi lançada aquela que deve ser a ultima versão do Ubuntu com o interface Unity. Sabe-se que o próximo LTS será com o interface Gnome, integrando com isso o trabalho da equipa de desenvolvimento do Ubuntu Gnome com o da equipa do Ubuntu Desktop. Com isso encerra o ciclo de vida do Ubuntu Gnome.

Esta nova versão lançada hoje não trás grandes novidades a nível do interface, pois o foco da equipa de desenvolvimento do Ubuntu tem sido no Unity 8 em vez do actual Unity 7. No entanto ainda existe algumas novidades interessantes:

  • Deixa de ser necessário a criação de partições Swap, passando o Ubuntu a suportar as Swapfiles que fazem basicamente o mesmo.
  • O novo Ubuntu inclui o Kernel Linux 4.10 com benefícios para os utilizador com os processadores AMD Ryzen e Intel Kaby Lake. Inckui também a versão 17.0.2 de MESA e o servidor X.Org 1.19.2.
  • O novo Ubuntu inclui também o Libreoffice 5.3 com suporte (experimental) para o interface Ribbon. Além disso a Gnome stack foi actualizada para a 3.24.

Esta nova versão está também disponível para todos os sabores Ubuntu, incluindo o Ubuntu Budgie que passa a ser um sabor oficial.

Download (via torrent): 32 bits / 64 bits

 

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *