Montar automaticamente outras partições no sistema

Se é um dos utilizadores que têm várias partições ou sistemas operativos instalados no computador, já se deu conta do quanto repetitivo e desgastante é estar a aceder e montar partições externas ao sistema. Se por exemplo tem uma partição para guardar documentos ou a sua biblioteca de musica tem que estar a conceder direitos administrativos para o sistema poder abrir partições exteriores.

No entanto, o seu sistema Linux permite automatizar a montagem dessas partições exteriores que necessita no seu dia a dia. E com a ferramenta Discos do Gnome torna-se bastante fácil. Depois de abrir a ferramenta de discos do Gnome selecione o disco e partição que pretende montar automaticamente. Ai, conforme a imagem ilustra, clique no ícone que se parece com umas rodas dentadas e clicamos na opção “Editar pontos de montagem”.


Depois disto, retire o visto da opção ao lado “Opções de montagem automática”. Selecione as opções “Montar no arranque” e “Mostrar no ambiente do utilizador”. Para melhor identificar a partição dê um nome a ela. No meu caso dei o nome Solus porque a corresponde à partição onde tenho instalado o sistema operativo Solus.

Clique em aceitar  e confirme com a sua senha.  A partir dai e depois de reiniciar o sistema, esta partição estará montada automaticamente.

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *