Comunidade assegura continuidade de Ubuntu Touch e Unity 8

A noticia da desistência da Canonical no desenvolvimento do Unity 8 e Ubuntu para dispositivos moveis (Ubuntu Touch) apanhou a comunidade desprevenida e causou grande alvoroço, especialmente a comunidade afecta ao Ubuntu Touch. No entanto, estas plataformas não vão morrer. Quem assegura é Marius Gripsgård da UBports.

Num post no Google+ (ver abaixo), este afirma que não irá desistir da Ubuntu Touch e Unity 8 pois acredita que estas plataformas têm potencial para singrarem, pelo que nas próximas semanas já se deve esperar algumas ideias em relação ao futuro deste projecto.

UBports é uma equipa de desenvolvedores que tem trabalhado no lançamento do Ubuntu Phone para vários dispositivos. Os dispositivos cuja portabilidade já foi conseguida foram o Fairphone 2 e Nexus 5 estando previsto o mesmo para o Nexus 6, Nexus 10, Oneplus X, e Optimus L90 para os próximos meses.

Além deste projecto da Ubports, surgiu já outro fork do Unity 8, cujo site pode ser encontrado aqui.

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *