O dia em que um sistema Linux ultrapassou o Windows

Segundo os mais recentes dados do StatCounter relativos, o Android tornou-se no sistema operativo com maior Market Share a nível mundial, ultrapassando o Windows como o sistema operativo mais utilizado. Isto usando como critério o acesso à internet e as plataformas Desktop, Tablet e Mobile.

A diferença é pequena, na ordem dos 0,02% (ver gráfico) mas representa uma viragem no mercado dos sistemas operativos que já à muito se adivinhava. E que representa a crescente queda de vendas de dispositivos de Desktop, onde estão incluídos computadores de secretária e laptops, e o crescimento dos dispositivos moveis como os smartphones e tablets.

Source: StatCounter Global Stats – OS Market Share

Com o Windows a perder terreno neste novo mercado para o Android e iOS seria uma questão de tempo até isto ter repercussões a nível de um market share geral. Com o surgimento do Windows 10, Windows 10 Mobile e a famigerada convergência, a Microsoft esperava que recupera-se algum terreno neste sector, algo até ao momento não se tem verificado. De facto, as dificuldades do Windows no mobile refletem-se nas fracas vendas e desistência da parte dos desenvolvedores para esta plataforma, sendo o caso mais recente do Shazam.

No desktop, o Windows continua liderar o mercado destacado. Mas da forma como este sector tem vindo a perder influência no mercado geral até quando isto continuará a ser boia se segurança do sistema da Microsoft?

Source: StatCounter Global Stats – OS Market Share

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *