AppImages: Tão simples ter aplicações em Linux

Um utilizador Linux sabe que instalar aplicações no seu sistema está longe de ser complicado como o comum utilizador suspeita. Aliás, instalar aplicações de um repositório através de uma centro de software é mais fácil do que que procurar uma aplicação na Internet, baixar e instalar. No centro de software da sua distribuição Linux basta escolher a app e clicar no botão instalar.

O problema está naquelas aplicações que queremos e que não estão nos repositórios. Existem várias variantes, dependências que precisam de ser satisfeitas. Não há sistemas perfeitos e claro que Linux não foge à excepção.

Mas esta questão está cada vez mais a ser ultrapassada. Os pacotes universais Snap e Flatpak estão a crescer em relevância e em número de apps e existe outra alternativa que muita gente se tem esquecido mas que é extremamente útil, as AppImages.

Ter uma aplicação no seu sistema Linux é tão facil quanto baixar a AppImage, colocar como executável e correr a AppImage. Quer instalar determinada app e precisa da AppImage? Procure neste site onde pode encontrar centenas de AppImages.

Baixar a AppImage
Colocar como executável. Através do gestor de ficheiros clique no botão direito sobre o ícone e vá a propriedades.
Confirmar a integração com o sistema (para poder depois lançar a aplicação pelo menu do sistema)

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *