Green Recorder: Uma aplicação simples para screencast

Green Recorder é uma simples, mas eficaz, aplicação para screencast. Com recurso a Python, GTK+ 3 e ffmpeg suporta a gravação de vídeo e áudio em praticamente todos os desktops Linux. Ainda não suporta Wayland mas esse problema deverá ser ultrapassado em breve.

Os formatos disponíveis para gravação são: mkv, avi, mp4, wmv e nut. A gravação pode ser parada clicando com o botão direito do rato e optando pela opção.

Eis um vídeo capturado por Green Recorder.

Para já Green recorder pode ser instalada no Ubuntu (16.04/16.10/17.04), Fedora (24/25/26) e Arch Linux. Para as restantes distribuições ainda não está disponivel nenhum pacote binário pelo que é preciso compilar a partir do código fonte.

Como proceder à instalação nas distribuições suportadas? Deve copiar e colar os seguintes comandos para o terminal, de acordo com a sua distribuição.

Ubuntu

Deve ter activados os repositórios multiverse e universe. Só depois pode instalar via PPA.

  • sudo add-apt-repository ppa:mhsabbagh/greenproject
  • sudo apt update
  • sudo apt install green-recorder

Fedora

  • sudo dnf copr enable mhsabbagh/greenproject
  • sudo dnf install green-recorder

Arch Linux

  • yaourt -S green-recorder-git

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *