SalentOS: Um Debian com excelente experiência Openbox

SalentOS é uma distribuição Linux italiana orientada para o gestor de janelas Openbox que começou com uma base Ubuntu mas que mudou para o Debian Stable na sua mais recente versão 1.0 “Luppiu”.

A distribuição oferece ao utilizador um sistema simples, leve, rápido e elegante qb. Graças a uma configuração bem conseguida e a algumas ferramentas de configuração disponíveis, a distribuição pode ser usada até por utilizadores que normalmente não se sentem confortáveis com o Openbox, permitindo uma experiência desktop completa.

Tal como referi, graças a ferramentas criadas para o efeito a configuração do sistema é feita de forma fácil e pacifica. Temas, icons, configuração de painel, wallpapers, configurações da Conky, tudo fica à distancia de um simples clique.

Em termos de software pré-instalado, a distro trás o quanto baste. Para instalar mais software o utilizador pode usar o gestor de pacotes Synaptic. Em caso de atualizações, a distro disponibiliza um icone de notificação no painel.

O sistema corre num Pentium 4 de 1Ghz, com 512 Mb de ram e 6 GB de disco mas para melhor performance recomenda 1 GB de ram e 10 GB de disco.

Download via torrent: 32 bits / 64 bits

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *