SemiCode OS: Linux para desenvolvedores

De origem sudanesa, SemiCode Os é uma distribuição Linux orientada para programadores e desenvolvedores web.

Com base no Ubuntu 14.04 e com o Gnome 3.10 como ambiente de trabalho, o sistema inclui vários IDE’s, compiladores e editores de texto. A distro inclui também Scratch, um IDE educacional.

Outra ferramenta que se destaca em SemiCode OS é Sarah, um assistente virtual integrado no terminal Linux através do qual podemos saber a velocidade da nossa ligação à internet, obter informação sobre séries e filmes. Podemos também baixar ficheiros ou vídeos do Youtube, ter acesso a letras de músicas ou saber o tempo que faz em determinada localidade, etc.

Respeitando a privacidade do utilizador Sarah não grava qualquer informação sobre as consultas efectuadas. Além disso, o sistema usa o DuckDuckGo como motor de pesquisa pré-defenido do navegador Firefox.

A distribuição ainda se encontra em fase Beta e pode ser testada em sessão Live, pois não inclui ainda a opção de instalar o sistema no disco.

Deixo um vídeo com o assistente Sarah em acção, bem como a demonstração das aplicações incluídas na distribuição.

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *