Lubuntu 16.04 Xenial Xerus – Breve Análise

Lançada oficialmente em 21 de Abril de 2016, a nova versão desta distribuição derivada do Ubuntu, volta-nos a brindar com um sistema e um ambiente ligeiro tal como é a sua pretensão.

Equipada com o gestor gráfico LXDE – ” Lightweight X11 Desktop Environment” e com o gestor de ficheiros PCManFM apresenta uma perfomance rápida e salvaguarda de energia se comparada com outras distribuições mais convencionais da mesma família, a começar pelo próprio Ubuntu.

Esta distribuição prima pela simplicidade com uma organização de menus bastante intuitiva não sacrificando em nada a sua estabilidade e funcionalidade. Vem equipada com o básico e aqui a falta do libre-office de raiz pode bem ser considerado uma lacuna, tendo em atenção a quem não tiver acesso à rede no momento exacto da instalação, não poder usufruir de todas as potencialidades do linux.

Em termos generalistas, é compatível com praticamente tudo o que ao ubuntu diz respeito inclusive repositórios, partilhando alguns dos mesmos problemas e bugs.

pcman_file_manager
Gestor de Ficheros PCManFM

A sua instalação é simples, rápida e intuitiva, não tendo muito a assinalar, em termos de bugs, apenas a gestão da barra de tarefas cria algum pequeno conflito com o dropbox, não surgindo o ícone do mesmo e respectivas informações.

Por último o seu impacto no hardware não é tão acentuado como no Ubuntu, oscilando em média numa temperatura entre 51 e 56 graus, cerca de menos 10 que naquela outra, em termos de bateria quando o sistema é iniciado costuma detectar toda a carga disponível logo diminuindo a mesma em função da estimativa calculada pelo sistema, mas aqui também se verifica um aligeiramento face ao Ubuntu, não só mantendo a bateria mais tempo, o que revela logo uma diminuição do consumo, como a estimativa não é tão acentuada nos gastos, não causando admiração como oscilações de redução de por exemplo uma hora de bateria disponível em poucos minutos.

Para quem procure uma distribuição da família Ubuntu bastante ligeira e simples, Lubuntu é uma excelente escolha.

Sobre Armando Quintas

2 comentários

  1. Vicente Silveira de Souza

    Boa noite!
    Meu nome é Vicente, e gostaria de saber se é possível customizar o Lubuntu, sem perder suas características.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *