Instalar o VMware

hoje em dia temos programas de grande utilidade que nos ajudam em várias tarefas como algumas que deixaram de ser um exclusivo empresarial e com objectivos equivalentes como seja o económico. Mesmo antes da crise económica ter entrado numa maneira global, já grandes empresas tinham ou viram uma forma para economia em grande escala. E também uma melhor partilha de recursos na sua grande rede sem fazer um grande investimento global. Isso também é verdade com um utilizador residencial onde pode através da virtualização ter acesso a recursos que podem vir a ser onerosos.

A virtualização em termos computacionais, é a capacidade técnica de um programa conseguir separar um sistema operativo e programa numa simulação de um sistema físico. O que faz com que haja a possibilidade de experimentar programas ou mesmo usar programas sem ter um acréscimo de novos equipamentos. Para nós, entusiastas de TI, é de uma grande utilidade que ajuda em varias situações. Pode ser desde uma apresentação, pode ser util em termos de formação, produzir conteúdos multimédia, e por ai fora.  Mas é claro que se para ter uma boa e real noção do seu funcionamento é sempre bom fazer uma instalação limpa de raiz. Contudo já se sabe que existem programas específicos conforme a plataforma que se quer usar, aqui vamos centrar em Linux e os mais badalados sistemas virtuais conhecidos são o Oracle Virtual Box e o VMware.

Ambos servem o mesmo conceito, um é distribuído directo dos inúmeros repositórios de software não sendo uma versão completa para isso temos de aceder ao sitio do Oracle Virtual Box para ter a versão mais recente e completa.

oracle virtualbox
oracle virtualbox

O VMware já é um software pensado para grandes empresas, mas tem uma versão gratuita, para utilizadores que não sejam corporativos.

VMWare

Bom irei centrar-me no VMware, porque desde algum tempo que uso este programa e sinto-me satisfeito, assim irei mostrar como faço a instalação caso alguém queira experimentar também ou se procura um guia simples e claro sem esquecer que o meu sistema é base Debian. Espero que gostem do Video.

Aceitem os meus cumprimentos

Sobre Luis Teixeira

Trabalho nas Tecnologias de Informação desde que iniciei o estudo do MSDOS 5 a partir dai foi sempre a aprender.
Hoje sou um amante do Linux e do Open Source, mas não sou fundamentalista e acho que tudo tem mercado. Mas escolhi ser livre e um acérrimo lutador contra a pirataria.

2 comentários

  1. Fundamental software de virtualização no mundo das TI. Bom artigo e bom vídeo Luís, cumprimentos!

  2. Tal como o @disqus_UvBYIjAhGt:disqus afirma e eu concordo totalmente, este é um software importantíssimo a nível de virtualização.

    Artigo 5 estrelas. Este é daqueles artigos que fazem a diferença

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *