Ai está o Elementary Os 0.4 Loki

Tal como tínhamos antevisto na semana anterior, foi já libertada a versão final do Elementary OS 0.4 que tem a designação de Loki.

As novidades desta versão já tinham sido aqui referenciadas mas vamos brevemente publicar uma analise mais extensiva ao sistema operativo.

Com a mudança do Ubuntu Software Center para o AppCenter, criado pela equipa do Elementary Os, os utilizadores que vêm das versões anteriores encontrarão dificuldades em adicionar PPA’s da Launchpad do Ubuntu e instalar aplicações a partir de ficheiros deb. No entanto, é possível contornar estas limitações.

Para poder usar os PPA’s no Elementary basta digitar o seguinte comando:

  • sudo apt install software-properties-common

synapticO suporte aos PPA’s não veio activo no sistema propositadamente, porque o uso abusivo pode ser prejudicial para a estabilidade do sistema, Use os PPA’s apenas quando não tem outra alternativa para instalar o software que pretende.

Para poder instalar aplicações pelos ficheiros deb, temos que instalar uma aplicação que permita isso. Neste caso aconselhamos o gdebi:

  • sudo apt install gdebi

Recordamos que é possível fazer estas operações em modo gráfico sem recorrer ao terminal. Para tal recomendamos o Synaptic, que está disponível no AppCenter. No Synaptic basta procurar os pacotes mencionados (software-properties-common e gdebi), marcar para instalação e clicar em aplicar para os instalar.

Para fazer o download do Elementary OS deve clicar aqui. Pode optar por doar uma verba à equipa do Elementary Os ou baixar gratuitamente adicionando o valor 0 (zero) onde diz “Outro” (sem parêntesis).

doar-ou-baixar-gratis

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *