Fruho: Um cliente de VPN simples para Linux

Ainda que tenham surgido para uma troca de dados mais seguro, os VPN’s têm vindo a granjeado grande popularidade pelo crescente uso como forma de tornear os bloqueios por ordem estatal de vários tipos de sites, nomeadamente os referentes à partilha de conteúdos ilegais (pirataria). É também usado para ter acesso acesso a serviços que não estão disponíveis em Portugal mas que se encontram disponíveis em outros países.

Muitos optam por um addon para o browser, como o ZenMate que já referimos aqui. É mais fácil de instalar e configurar do que um cliente desktop. Bem, mais fácil do que a maioria porque existe Fruho, um cliente de VPN para Linux de fácil instalação e configuração.

Basta baixar os pacotes .deb (para Debian, Ubuntu e derivados) e .rpm (Fedora, openSUSE e derivados) daqui e instalar de modo gráfico e clicar no ficheiro baixado, instalando em modo gráfico facilmente.

A aplicação permite ligar configurar em modo gráfico a ligação a vários VPN’s bem como mudar de servidor facilmente.

 

 

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *