Flatpak: Uma nova forma de instalar software em Linux

Com origem no The Xdg App do Gnome, Flatpak é uma forma que permite instalar aplicações nos sistemas Linux em modo sandbox, ou seja um pouco na linha do Snap (do Ubuntu) e do AppImage.

Dito de uma forma simplista, o novo tipo de pacotes flatpak permite instalar as aplicações no sistema, incluindo todas as bibliotecas que a aplicação necessita (resolvendo problemas de dependências) e de forma isolada do sistema.

Flatpak pode ser instalado e usado em várias distribuições Linux, estando já disponível em repositórios para Arch, Debian, Ubuntu, Fedora, Mageia e Ubuntu. Para instalar pacotes flatpak ainda é necessário recorrer a alguns comandos mas prevê-se que a partir da versão 3.21 o Gnome Software vai suportar este novo tipo de pacotes.

No site oficial é possível encontrar vária documentação, inclusive sobre como criar pacotes flatpak para aplicações.

Algumas aplicações estão já disponíveis em flatpak, destacando-se o LibreOffice, além de várias aplicações Gnome. Estando previstas também versões do Chromium e Krita para breve.

 

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux.

Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *