openSUSE Leap 42.1. A nova versão de longo suporte do openSUSE

leap_menu

Foi libertada esta semana uma nova versão da famosa distribuição openSUSE, designada por openSUSE Leap 42.1.

A equipa do openSUSE dividiu os lançamentos da sua distribuição em duas versões: o Tumbleweed que transforma o openSUSE numa rolling release, permitindo assim ter a distribuição sempre actualizada com os pacotes de software mais recentes. Enquanto isso, o Leap é uma versão mais estável, com grande parte dos pacotes serem puxados do SUSE Linux Enterprise (SLE) e com um período de suporte alargado (LTS), ou seja durante 3 anos.

A proposta é apresentar um sistema que combine software recente (sem ser Bleeding edge) com estabilidade.

openSUSE Leap 42.1 dispõe de:

  • KDE Plasma 5.4
  • GNOME 3.16
  • Cinnamon 2.8
  • XFCE 4.12
  • LXDE 0.99
  • Enlightenment 19
  • kernel Linux 4.1 LTS

openSUSE é uma das mais antigas distribuições Linux e tem vindo a crescer dentro da comunidade, muito pelas excelentes ferramentas que dispõe. Como o Yast que é uma ferramenta de controlo do sistema muito completa e poderosa. E o Snapper, que permite a restauração do sistema. Outro factor que pesa na escolha pelo openSUSE e a crescente facilidade de utilização do sistema.

Infelizmente openSUSE Leap 42.1 não dispõe de imagens para sessões Live, permitindo apenas o download de uma imagem de cerca de 4,7 gb que permitirá uma instalação personalizada (podendo seleccionar o ambiente gráfico a usar como padrão).

Ligações: Site oficial / Download e documentação

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.