BunsenLabs: A espírito Crunchbang em novo corpo

CrunchBang #! foi uma distribuição Linux baseada em Debian Stable muito popular no seio da comunidade Linux. Usando o Openbox como gestor de janelas e Tint2 como painel (barra de tarefas),  a distro caracterizava-se pelo seu desktop minimalista, pelo baixo consumo de recursos e por incluir alguns scripts que visavam facilitar a vida ao utilizador. Scripts que permitiam instalar algum software extra, adicionar repositórios de multimedia ou suporte para instalação de impressoras…

LightDM
LightDM: Novo gestor de login

Em Fevereiro deste ano a distribuição chegou ao final do seu curso mas depressa um surgiu um fork com o intuito de não deixar de morrer o “espirito” do Crunchbang. O fork é Crunchbang++. Pouco depois a comunidade do Crunchbang decide criar BunsenLabs, um projecto de continuidade do Crunchbang #!.

Corremos a nova distribuição, mais correctamente a sua versão 8.2 Hydrogen (rc1) e reparamos que existem pequenas alterações, sendo a mais significativa a mudança de Slim para LightDM como gestor de login, mas a filosofia e leveza de CrunchBang mantêm-se intactas. Como pode verificar pelas imagens que apresentamos, a distribuição trás de origem várias configurações conky e duas configurações do Tint2 (painel acima ou em baixo).

Apresentando um consumo de memória na ordem dos 120 mb de RAM (após arranque e sem aplicações abertas), revela-se uma distribuição rápida e ideal para maquinas com poucos recursos, ou mesmo para máquinas poderosas mas com utilizadores que apreciem um desktop limpo, minimalista e funcional.

Downloads e informações adicionais em: Site Oficial / GitHub

Configurações Conky
Configurações Conky
Configurações tint2
Configurações tint2

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *