Ello: Nova rede social. Independente?

Conhecida por anti-Facebook, a Ello é uma nova rede social que tem como objectivo ser uma alternativa às redes sociais convencionais (nomeadamente o Facebook). A sua maior aposta reside no facto de ser independente e livre de anuncios.

No manifesto da Ello é notória uma critica às redes sociais correntes:

“Cada post que partilhas, cada amigo que fazes, cada link que segues é rastreado, gravado e convertido em dados que são vendidos aos publicitários. És um produto que é comprado e vendido”.

É neste preciso ponto que a Ello quer fazer a diferença, ou seja nesta rede social o utilizador nunca deve tratado como um produto sendo prezada a sua privacidade.

Ello está apenas acessível por convite e encontra-se numa fase Beta, pelo que ainda faltam algumas funcionalidades e outras podem encontrar-se bugadas.

Como tenho conta à poucos dias não posso ainda fazer grande juízo de valor mas conto em breve partilhar as minhas ideias acerca desta rede social.
Actualização: Não se fizeram tardar as primeiras dúvidas sobre a Ello. A startup recebeu um fundo de uma empresa de capital de risco, o que vai contra à sua pretensa natureza independente. As reações não se fizeram esperar conforme atestam os textos de Aral Balkan e Andy Baio.

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *