Elementary Os Freya: Primeiro Beta está ai. Impressões

 

Screenshot-from-2014-08-11-223517-1024x768Está disponível para download a primeira Beta do Elementary Os 0.3.  Esta nova versão, baseada no Ubuntu 14.04, é aguardada com grande expectativa pela comunidade Linux, depois da anterior versão ter conquistado bastantes adeptos (leia-se utilizadores) graças a ser uma distro leve e visualmente apelativa.

De Freya espera-se um Elementary Os ainda mais polido e com novidades refrescantes. Nesta versão Beta já dá para ter uma ideia das novidades mas também dá a ideia de que ainda há muito trabalho pela frente.

Vamos então às primeiras impressões:

  • As janelas agora vêm com a Headerbar, que permite poupar espaço no ecrã que era ocupado com informação supérflua, dispondo de mais espaço para as ferramentas.
  • A inclusão do suporte às contas online como Facebook, Google, Fastmail, Yahoo e Microsoft. A ideia é permitir sincronizar localmente o correio eletrotécnico, contactos, calendários, chat entre outras funcionalidades. O facto é que apesar de a funcionalidade das contas online já se encontrar no Switchborad (painel de controlo do Elementary Os) estas ainda não estão a funcionar. Por exemplo, adicionei a minha conta do Google e coloquei o calendário a sincronizar bem como e email mas o certo é que ainda a sincronização não está a funcionar. Faltam também ainda algumas aplicações para funcionarem com essas contas online como o caso do programa de chat e de posts das redes sociais. Muito trabalho em progresso.
  • As aplicações padrão do Elementary ainda se mantêm as mesmas, com a exceção do Totem ser substituído pelo Audience como reprodutor vídeo. Continua a faltar uma suite de escritório.
  • No opção “Segurança e Privacidade” do Switchboard é agora permitido configurar uma firewall do sistema.
  • A usabilidade do sistema já está num nível satisfatório para uma Beta mas ainda conta com algumas “travadelas” esporadicamente. Espero que surja bem mais polida na versão final. Quanto a bugs, além dos já reconhecidos não encontrei nada de relevante.

Download:

32 Bits: Directo | Torrent | md5: 1d9a9f75cfa5bbccee3afdff85e4086e
64 Bits: Directo | Torrent | md5: a5ae72c134ad3d7e214e6397145f846d

 

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *