Novidades Google+

GplusA Google apresentou hoje algumas novidades para a sua rede social, o Google+. Num evento transmitido ao vivo via Youtube, as novidades centraram-se acima de tudo nos Hangouts e nas ferramentas de gestão de fotos. Vamos por partes.

Hangouts

lighting-fixesA ferramenta de mensagens da Google estará completamente integrada com os SMS sem haver necessidade de recorrer a uma outra aplicação (isto nos smartphones) para quem não utilize Hangouts. Será possível incluir gifs animados nas mensagens (tal como era possível no stream do G+) e ainda será possível a partilha de localização.

Quanto aos Hangouts on Air (em directo), pode-se agora agendar eventos que terão uma pagina de promoção ao evento. A Google adicionou um centro de controlo que permite moderar os Hangouts, isto desde o facto de se poder ajustar o volume dos participantes ou banir algum “indesejado”. Outra “feature” interessante é o facto os Hangouts permitirem a iluminação automática (caso um dos participantes esteja num local em que a iluminação prejudique a captação do seu rosto, o Hangout iluminará digitalmente a imagem captada).

Imagens e vídeos

Aqui a novidades são muitas.

  • hdr-scapeExistem casos em que um utilizador tenha um backup com um numero de fotos das quais são precisas seleccionar as melhores. O Google agora permite uma selecção e organização automática através de critérios definidos reconhecendo elementos como por do sol, praia, flores. Isto sem a necessidade de introduzir etiquetas manualmente nas fotos.
  • Os utilizadores que tenham IOS terão backup automático das fotos em tamanho integral.
  • Integração de um sistema de melhorias automático para as fotos, com diferentes níveis de melhoramento (Auto Enhance). Isso pode ser feito com uma imagem em especial ou ainda com um álbum inteiro de fotos. O recurso Snapseed ganhou um novo filtro, o HDR Scape. Enquanto imagens HDR requerem múltiplas fotos para que o efeito seja criado, o HDR Scape entrega um resultado similar mesmo que você possua uma única imagem.
  • Outra novidade é o criativo recurso Auto Awesome, que conta com três técnicas de edição de imagem de fácil utilização: são os recursos “Action”, “Eraser” e “Movie”. O primeiro deles permite que você aplique efeitos a partir de imagens em movimento. Já o “Eraser” permite que você exclua elementos indesejados de uma sequência de imagens. O terceiro permite a criação de um vídeo combinando vários clips de vídeo e fotos, aplicando transições, efeitos e até uma banda sonora, de forma completamente automática.

Para ter conhecimento integral das novidades pode consultar o blog oficial Google ou o vídeo do evento.

Sobre Paulo Trindade

Apaixonado pelo Linux e open source. A primeira experiência foi com Red Hat foi algo traumática. Voltou anos depois com o Ubuntu 7.04 e nunca mais abandonou Linux. Foi editor do Linux Tugaz e criou o Terminal Aberto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *